• 28 de Agosto de 2020

 

Nesse cenário de crise, a gestão precisa buscar alternativas para otimizar o atendimento laboratorial e preservar a sustentabilidade dos negócios. Quando a unidade presta um atendimento eficiente, ela facilita o fluxo de trabalho, melhora a produtividade e impacta diretamente o nível de satisfação e de segurança dos pacientes com os serviços.

Tendo isso em vista, vamos apresentar alternativas para tornar o atendimento mais qualificado, centralizar informações e agilizar os principais processos de rotina. Veja, então, como é possível explorar os recursos tecnológicos para potencializar os negócios e manter o foco na promoção da saúde e do bem-estar. Acompanhe!

Por que investir na qualidade do atendimento laboratorial?

Investir em melhoria do atendimento é essencial para fidelizar pacientes e atrair novos. Na área de saúde, esse aspecto se torna ainda mais relevante, já que lida com um público que passa por situações delicadas.

Diante disso, buscar estratégias eficientes e focadas nas especificidades do seu nicho pode trazer resultados mais promissores e tornar o seu laboratório mais competitivo. Entre as vantagens em investir na qualidade do atendimento laboratorial, destaca-se a melhoria no grau de satisfação dos pacientes com os serviços, quesito primordial ao retorno deles à sua unidade futuramente.

Essa estratégia pode transformar seus clientes em um marketing vivo — e favorável — para seu negócio. Quando um paciente recebe um atendimento qualificado, ele constrói uma imagem positiva de seu laboratório e, certamente, o indicará para outras pessoas. Além disso, a próxima vez que ele precisar realizar algum procedimento, a sua marca será a primeira a ser lembrada.

Logo, o sucesso do atendimento influencia diretamente a satisfação do paciente, a fidelização e a captação de novos . Nesse contexto, a gestão de laboratórios deve priorizar investimentos em ações que favoreçam o crescimento e tornem suas instituições mais competitivas.

Independentemente do ramo de atuação, as pessoas estão cada vez mais exigentes com a qualidade nos serviços. Critérios que anteriormente garantiam a permanência no mercado já se tornaram obsoletos e, por isso, não são mais suficientes para reter clientes. Isso evidencia a necessidade de inovar, modernizar o atendimento e acompanhar as tendências da era digital.

Devido ao impacto da tecnologia, os consumidores modernos estão munidos de informações e, por isso, aprenderam a valorizar novos critérios na hora de contratar serviços, principalmente na área de saúde. Quem oferecer soluções rápidas e atendimento qualificado tem mais chances de vencer a concorrência.

Como realizar um bom atendimento laboratorial?

Listamos algumas sugestões para ajudar a melhorar a qualidade do atendimento em sua instituição. Confira!

Invista em critérios de humanização

O processo de humanização do atendimento precisa ser considerado sob diferentes contextos. Um dos aspectos primordiais se refere à forma de olhar para o paciente durante o atendimento. Por isso, ser gentil, educado e cordial reflete consideravelmente no grau de satisfação do paciente com o atendimento.

Igualmente relevante é chamar o paciente pelo nome, ouvi-lo com atenção e perceber as necessidades dele. Em qualquer forma de comunicação, é possível o interlocutor perceber o nível de interesse do mediador em resolver o problema. Por isso, concentre-se nas expressões orais e faciais do seu cliente e proponha soluções viáveis focadas na superação da expectativa dele.

Melhore o processo de comunicação

Para ter uma experiência positiva em seu atendimento laboratorial, seus pacientes precisam sentir segurança nas informações que são fornecidas. Assim, os funcionários da recepção, do atendimento telefônico ou online precisam ser treinados para agilizar processos e otimizar o fluxo dos serviços.

Centralizar a atenção no paciente é essencial, sobretudo no primeiro contato dele com o seu laboratório. Assim, qualquer descuido ou equívocos nas informações podem gerar transtornos e levar à desistência da realização de exames ou de outros procedimentos. Logo, primar pela eficiência na comunicação é um importante diferencial para proporcionar ao paciente uma boa experiência no atendimento laboratorial.

Mantenha o ambiente limpo e organizado

Sentir-se bem e confortável também faz parte da qualidade do atendimento. Ninguém quer realizar procedimentos na área de saúde em um ambiente desleixado, desorganizado e sujo. Além de perder credibilidade, isso gera insegurança e desconfiança no paciente. Priorizar pela organização, conforto e limpeza é crucial para aumentar a possibilidade de fidelizar mais pacientes.

Seja solícito

A realização de exames laboratoriais requer atenção em todas as etapas dos procedimentos. Alguns tipos de exames são mais invasivos e podem deixar os pacientes mais vulneráveis momentaneamente. Às vezes, podem surgir efeitos colaterais e reações inesperadas, como tonturas, náuseas e vômitos. Prepare a sua equipe para ficar atenta a esses detalhes e ser solícita e empática nessas situações delicadas.

Como a tecnologia pode otimizar a rotina do laboratório?

Um laboratório que almeja o destaque em sua área de atuação precisa, necessariamente, investir em tecnologia de ponta. Ignorar a relevância da inovação digital e o peso que a adoção de ferramentas específicas para gestão de laboratórios tem sobre o sucesso dos negócios pode ser fatal.

A tecnologia é um diferencial para qualquer empresa, independentemente do segmento econômico. Contudo, não basta apenas utilizar equipamentos modernos para a realização de exames, é necessário atentar-se à possibilidade de otimização do atendimento que um sistema de gestão representa.

Entre os benefícios que as ferramentas tecnológicas proporcionam no atendimento laboratorial, algumas das mais importantes são:

  • aumento da produtividade geral;
  • rastreabilidade total de todas as atividades;
  • minimiza os riscos de erros de cadastros;
  • maior rapidez na liberação de resultados;
  • indicadores de desempenho das diferentes etapas do atendimento;
  • integração com outros sistemas reduz tempo de atendimento na recepção;
  • melhoria na logística das chamadas de atendimento;
  • possibilidade de usar aplicativos que apoiam a experiência do cliente.

Como você pôde notar, investir em estratégias mais eficientes é um dos segredos para atingir sucesso em negócios que prestam serviços para o público. Para quem realiza exames ou procedimentos similares, esse fator é ainda mais determinante, já que a captação e a retenção dos pacientes dependem da eficiência e da qualidade do atendimento laboratorial.

Esperamos ter esclarecido suas principais dúvidas sobre a otimização do atendimento laboratorial. Se ainda precisa de ajuda, não hesite: entre em contato com a Shift e conheça nossas soluções!


imagem

Artigos relacionados

O que torna a experiência do cliente Shift incrível? Entendendo todo o processo que pauta o cuidado com o cliente

A experiência do cliente, ou Customer Experience (CX) abrange todas as impressões que o cliente adquire antes, durante e após a aquisição de produtos ou serviços. Isso compreende todos os tipos de interações, sejam elas diretas ou indiretas, físicas ou virtuais, que ocorrem entre o comprador e o fornecedor. Essa é uma tendência que tem […]

Customer Success: como garantir o sucesso na jornada do paciente nos laboratórios

Vivemos na era da experiência e, portanto, olhar com cuidado para a jornada do paciente nos laboratórios é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados, promover a fidelização do cliente e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. De acordo com pesquisa da ThinkJar, 66% dos consumidores trocam de marca devido a […]

Experiência do paciente: como lidar com os desafios e ter sucesso na era do paciente como consumidor

Paciente é cliente? Como lidar com os desafios desse dilema e garantir uma boa experiência em toda jornada.

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!