Como a tecnologia ajuda a otimizar o atendimento a pacientes? Veja!

  • 17 de junho de 2021

 

A otimização do atendimento de pacientes é essencial diante de um perfil de consumidor mais exigente que está surgindo no mercado. Esse cliente, cada vez mais empoderado, é também mais adaptado à comodidade e conveniência. Pacientes chegam aos centros de diagnósticos e contam com várias expectativas em relação ao serviço e ao atendimento.

Atender a esse público com alta performance e proporcionando um serviço humanizado é um compromisso essencial para os estabelecimentos de medicina diagnóstica. Especialmente porque os laboratórios e estabelecimentos da saúde atuam em momentos da vida do paciente que são de fragilidade, medo, dúvida e necessidade de amparo.

A tecnologia tem grande potencial para auxiliar nesse processo, contribuindo para o oferecimento de um serviço de qualidade e de ponta. Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre como a tecnologia pode ajudar a otimizar o atendimento a pacientes. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

O que é otimização do atendimento a pacientes?

A otimização de atendimento a pacientes significa criar condições para fornecer a máxima qualidade em toda a jornada do paciente no laboratório, não só em relação à agilidade, precisão e qualidade dos resultados, mas também em termos de experiência. Isso envolve atendimento humanizado, conforto emocional e físico e acolhimento. Ou seja, otimizar é como gerar valor para o usuário em todo o processo, extraindo o máximo do potencial do centro de diagnóstico.

É muito importante promover a otimização do atendimento a pacientes. Nesse contexto, é preciso considerar que temos um novo perfil de consumidor emergindo no mercado. Esse cliente se caracteriza por buscar conveniência e conforto e por estar acostumado com delivery e autonomia com diversos serviços que utiliza, contando com um serviço rápido e personalizado. Essa tendência, que já era visível antes de 2020, potencializou-se com a pandemia.

De que forma é possível promover a otimização do atendimento a pacientes?

A tecnologia oferece ótimas condições para a otimização do atendimento a pacientes. Prossiga com a leitura para entender melhor como as soluções informatizadas podem potencializar o atendimento laboratorial!

Fornecimento de indicadores sobre o atendimento

Os sistemas de informação possibilitam gerenciar variáveis e disponibilizam indicadores estratégicos em dashboards. Com essas métricas, é possível ter um panorama sobre a qualidade dos processos na jornada do paciente em relação a itens como tempo médio de espera, taxa de desistência, índice de satisfação e o tempo de cada etapa do laboratório.

Dessa forma, a gestão pode coletar feedbacks e avaliar a qualidade dos processos, sempre com foco na promoção do aprimoramento contínuo e no atendimento das exigências das acreditações de qualidade da área laboratorial.

Melhora da experiência do paciente

As soluções tecnológicas para laboratórios ajudam a otimizar o controle de qualidade, possibilitando a rastreabilidade das amostras e promovendo a segurança do paciente, dos resultados que ele vai receber com todo o cuidado necessário para a segurança da informação.

A tecnologia facilita também um atendimento de maior qualidade, com diversos indicadores de cadastro e atendimento que proporcionam condições para o desenvolvimento de uma cultura de aprimoramento constante.

Além disso, o paciente tem muita autonomia no atendimento, pois ele pode pré-agendar seus exames por aplicativo e acessar resultados de forma online. As soluções mobile também oferecem canais virtuais de atendimento, favorecendo um esclarecimento rápido de dúvidas, o que é essencial para o novo perfil de consumidor.

Agilização de processos

Um software para laboratório proporciona as condições necessárias para a integração com operadoras e NF-e, por exemplo, o que promove agilidade no atendimento na recepção do laboratório. Sistemas viabilizam também a gestão de fila e o adequado direcionamento do fluxo de atendimento, o que ajuda a evitar erros cadastrais e elimina a lentidão dos processos.

As soluções informatizadas possibilitam, juntamente, a integração das informações, permitindo eliminar os equívocos devido à descentralização e fragmentação de tecnologia. O resultado disso é o aumento da eficiência operacional.

Como a Shift pode ajudar na otimização do atendimento a pacientes?

A Shift é uma empresa experiente e qualificada, estando há mais de 27 anos no mercado e desenvolvendo soluções tecnológicas para laboratórios. Oferecemos possibilidades como o aplicativo Onlife, plataforma ágil e intuitiva para a gestão completa de centros de diagnóstico.

Nele, o paciente tem a possibilidade de realizar um pré-atendimento, consultando informações sobre o laboratório, os seus resultados e históricos de exames. O cadastro é padronizado, o que facilita a logística de trabalho dos profissionais da instituição, ajudando a evitar erros e dando ao colaborador as informações estratégicas do usuário. Isso contribui para que o atendimento possa ser personalizado e humanizado.

Além disso, o Shift LIS se integra ao sistema das operadoras, o que faz com que o tempo de atendimento seja bem mais rápido. Afinal, direto do sistema, o plano de saúde pode autorizar os exames. Destacamos também que a gestão de filas automatizada ajuda a organizar a logística da chamada, o que é ainda mais relevante na pandemia de coronavírus, com a necessidade de evitar aglomerações no estabelecimento de medicina diagnóstica.

A tecnologia oferece grandes possibilidades para o laboratório, contribuindo para a potencialização dos resultados. Além de ganho de agilidade, ela proporciona indicadores que favorecem a inteligência estratégica do negócio. Com isso, é possível maximizar a qualidade da gestão e oferecer atendimento de ponta.

A implementação de soluções da Shift promove ganhos em eficiência de gestão laboratorial e diversos resultados que já são visíveis em curto prazo. Alguns exemplos desses benefícios mais imediatos são a melhora dos processos de atendimento e processamento e o empoderamento do paciente, mudando completamente sua experiência . Assim, é possível otimizar o atendimento a pacientes e promover uma experiência positiva, o que facilita a fidelização.

Gostou de aprender sobre as grandes oportunidades que a tecnologia traz para a gestão laboratorial? Aproveite e entre em contato com a Shift para saber mais sobre as nossas soluções!


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