• 30 de Junho de 2020

 

Otimizar o tempo de atendimento e priorizar mais qualidade nos serviços são alguns dos diferenciais mais importantes para quem lida diretamente com o público. A análise dos indicadores de desempenho demonstra que essas questões são determinantes para elevar o nível de satisfação do usuário, conquistar a confiança na sua instituição e potencializar os negócios.

Tendo em vista os impactos do tempo de atendimento em laboratórios — tanto para os pacientes quanto para a própria organização —, a proposta deste artigo é apresentar soluções que ajudem a gestão a otimizar o tempo e a melhorar a experiência do paciente. Confira, então, seis práticas valiosas para alcançar essa meta e agregar valor ao atendimento do laboratório. Acompanhe!

1. Aposte em um sistema de gestão

Além de trazer mais eficiência para a empresa, investir em tecnologia no atendimento laboratorial pode representar muitos benefícios tanto para a gestão como para os pacientes.

Um sistema de gestão gerencia o atendimento desde a chegada do paciente, possuindo instruções de trabalho para as atendentes, configuração personalizada de acordo com as exigências de cada fonte pagadoraalertas de exames e telas de fácil acesso e compreensão, diminuindo os erros na fase pré-analítica e agilizando o processo de autorização com a integração com outros sistemas.

Contar com um sistema que permite organizar filas possibilita ainda ao paciente um primeiro atendimento já automatizado, o que é primordial para otimizar o tempo e evitar aglomerações. Além da organização das filas e logística de chamada do paciente, essa alternativa permite também obter indicadores de desempenho das diferentes etapas do atendimento.

2. Integre os sistemas

O estilo de vida contemporâneo moldou hábitos e costumes. Nesse cenário, por influência das facilidades tecnológicas, as pessoas estão cada vez mais apressadas. Contextualmente, a sociedade aprendeu a valorizar a mobilidade, a agilidade e a autonomia, conceitos essenciais à otimização do atendimento nos serviços de saúde.

Nesse sentido, o papel da tecnologia no fortalecimento dos negócios viabiliza um importante diferencial no atendimento laboratorial: a integração dos sistemas e interoperabilidade.

Hoje é possível realizar a integração do sistema de informação para laboratório com diversos outros sistemas, como hospitais, clínicas, operadoras e autorização online, NFe, entre outros, garantindo a troca de informações com segurança e rastreabilidade. Essas integrações garantem um tempo menor de atendimento e maior comodidade para o paciente, bem como a redução de erros na fase pré-analítica.

Assim, investir em recursos de automação e modernizar o ambiente do laboratório certamente são atitudes que resultarão em eficiência, aumento da produtividade e otimização do tempo que o paciente tanto almeja.

3. Ofereça o pré-atendimento por meio de um aplicativo

Disponibilizar parte do atendimento por meio de um aplicativo simboliza não apenas inovação, mas sucesso dos serviços e melhoria na experiência do paciente. Por meio de um app integrado ao sistema de gestão, você pode armazenar todas as informações necessárias para que o paciente consiga agilizar o tempo de atendimento na recepção do laboratório, acessar resultados e avaliar o seu atendimento com mais rapidez e praticidade.

4. Entregue os resultados online

Primar pela agilidade na entrega dos resultados dos exames é uma maneira de garantir um atendimento rápido e eficiente no laboratório. Em muitas situações, o paciente é submetido a uma bateria de exames e, dependendo da sua condição de saúde, ele necessita de certa urgência.

Otimizar a entrega dos laudos online, via site ou aplicativos para laboratórios, representa muito mais que uma solução. Essa possibilidade gera comodidade e autonomia para pacientes e médicos, além de economia de recursos, visto que não é necessário imprimir resultados.

Algumas pessoas já estão fragilizadas pela doença e, por isso, o tempo em que aguarda o resultado do exame pode gerar ansiedade. Nesse sentido, priorizar a agilidade no atendimento, comodidade para o paciente e a promoção do bem-estar deve ser a meta principal e a missão do laboratório.

5. Acompanhe os indicadores de desempenho do Atendimento

Para atender às expectativas do paciente, é necessário colaboradores engajados, comprometidos em prestar um atendimento de qualidade e ágil. Para tanto, é essencial contar com um sistema de informação que proporcione mais eficiência no atendimento laboratorial, bem como permita uma análise de indicadores de desempenho de todas as etapas e processos.

Assim, é importante contar com uma solução inteligente e recursos que permitem automatizar a chamada do paciente, avaliar a performance do atendimento e customizar a classificação dos pacientes em diferentes categorias de acordo com a especificidade do atendimento, por exemplo.

6. Invista em soluções inovadoras

A busca do ideal de competitividade exige a análise criteriosa dos indicadores do laboratório, como a eficiência dos processos de atendimento. Isso pode ser feito por meio de uma solução de Business Intelligence, que fornecem à gestão indicadores de desempenho e qualidade de processos, permitindo saber o nível de eficiência de cada etapa do atendimento laboratorial e, por exemplo, qual o tempo médio de espera para atendimento, tempo médio de atendimento por atendente, identificação de horário de pico de pacientes, tempo médio de espera para coleta, entre outros.

Pode-se concluir que o investimento em soluções tecnológicas é um aspecto crucial para o alcance dos principais objetivos da gestão. Alternativas como o Shift LIS, ajudam a gerenciar, de forma completa, as atividades de rotina que influenciam diretamente a redução do tempo de atendimento no laboratório.

Gostou deste artigo? Saiba como colocar essas dicas em prática para tornar o seu laboratório inteligente: conheça as soluções da Shift!


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