Os 4 pilares de um sistema para laboratório de excelência

  • 27 de julho de 2021

 

O segmento de medicina diagnóstica e preventiva tem passado por importantes transformações, principalmente no último ano. Uma das lições que aprendemos com esse momento é, certamente, a necessidade de fortalecer o investimento na tecnologia que permeia os pontos de contato de toda relação entre o laboratório e o paciente. Nesse sentido, um sistema para laboratório de excelência deve evoluir alinhado à realidade do mercado e apresentar avanços constantes em termos de eficiência, qualidade e produtividade.

Hoje, sistemas para laboratórios que buscam a excelência devem suportar a melhoria dos serviços prestados, satisfação e empoderamento dos pacientes, além de ganho de escalabilidade. Para entregar esses valores, é importante que a solução apresente alguns pontos básicos nos quais suas funcionalidades devem estar pautadas, potencializando cada aspecto e criando um cenário propício para uma operação de alta qualidade e efetividade.

Neste artigo, nos propomos a aprofundar as características desses pilares estratégicos de um sistema para laboratório.

1. Gestão

Fundamentais para assegurar a prosperidade dos negócios, boas práticas de gestão contam com uma análise estratégica de informações para tomadas de decisão seguras. Falhas de gestão resultam, principalmente, em tecnologias pouco eficientes e falta de inteligência de um sistema para ajudar na gestão de questões administrativas, como estoque, compras e financeiro. Tudo isso resulta em muitas tarefas manuais, glosas, retrabalho e até mesmo desperdícios.

O pilar da gestão contempla a necessidade de processos inteligentes e eficientes, que possibilitam ganho de eficiência, realização de análises e tomada de decisões. Laboratórios com baixa capacidade de gestão tendem a apresentar rotatividade alta, especialmente na recepção, demandando sempre a realização de contratações de novos colaboradores, treinamentos e tentativas de retenção. Esse cenário também é associado a um quadro de funcionários muito grande, especialmente quando um sistema mais obsoleto não ajuda no dia a dia do atendimento e acaba sendo mais uma barreira para o crescimento do negócio.

Na Shift, desenvolvemos nossas soluções de forma a suportar uma gestão 360º, com inteligência de processos que garante assertividade, eficiência operacional, alta produtividade e otimização de custos.

2. Eficiência operacional

A eficiência operacional é o resultado de um conjunto de ações e processos que trazem um melhor resultado financeiro para a gestão laboratorial. Isso é concretizado por meio da diminuição de desperdícios, elevação da produtividade e potencialização dos rendimentos.

Problemas de fluxo de trabalho, como a dificuldade em fazer a gestão de fila e de organizar o fluxo de atendimento, gerando erros cadastrais que tornam o atendimento mais lento, é um dos exemplos possíveis quando falamos sobre ineficiência operacional. Nesses contextos, a eficiência operacional proporcionada pela integração com diferentes operadores poderia melhorar consideravelmente os resultados do laboratório.

Na Shift, nós ajudamos o seu laboratório a utilizar da melhor forma os recursos da empresa, tornando as operações, o fluxo de trabalho e as demais atividades cada vez mais produtivos e capazes de gerar o desempenho almejado. Quanto maior a eficiência operacional, maior o retorno financeiro para a organização e a sustentabilidade de resultados em longo prazo.

3. Experiência do paciente 

A experiência do paciente abrange todos os pontos de interação na jornada dos pacientes em centros de diagnósticos. Hoje, ela se torna um grande diferencial competitivo, sendo alavancada pela tecnologia e devendo ser preconizada na cultura organizacional das instituições.

Na Shift, visamos contribuir para aumentar a percepção de satisfação e acolhimento dos pacientes, colocando-os no centro do cuidado. A tecnologia é utilizada para otimizar a parte operacional, sempre com o propósito de servir o ser humano e proporcionar o melhor atendimento e experiência.

Além disso, um sistema para laboratório de excelência proporciona condições de entregar mobilidade e autonomia ao paciente, podendo ser alcançado por meio de um aplicativo de atendimento ágil e por recursos de facilitação das operações, como as mensagens, o agendamento online e as notificações. Assim, a experiência tem foco em simplificar o processo para o cliente, oferecer acolhimento e criar condições para a fidelização.

4. Qualidade

A gestão de qualidade envolve desde a rastreabilidade das amostras, a segurança do paciente e do resultado que ele terá até a gestão de risco. Esse ponto é especialmente delicado, já que diagnósticos e orientações de tratamento estão em jogo, impactando diretamente a saúde dos pacientes.

As certificações de qualidade, nesse contexto, são uma fonte importante de referências em relação a padrões adequados a serem adotados e contribuem para a adoção das melhores práticas e o ganho de credibilidade da instituição. O benchmarking também é uma boa fonte de referências, contribuindo para o mapeamento das melhores práticas do mercado.

Qualidade é uma premissa no mercado de saúde, sendo também um parâmetro indispensável e parte da cultura da Shift. É o controle e a análise de processos laboratoriais que contribui para a melhoria contínua da operação, permitindo a realização de diagnósticos corretos. Temos a missão de assegurar a qualidade dos processos, suportando a análise e o aprimoramento dos serviços de medicina diagnóstica – e essa qualidade é percebida por nossos parceiros e pelo mercado.

A Shift e os pilares essenciais de um sistema para laboratório de excelência

A tecnologia desenvolvida pela Shift oferece escalabilidade, produtividade, eficiência operacional, além da melhoria da experiência do paciente e inteligência de gestão para apoiar a tomada de decisão. Assim, as soluções proporcionam condições de otimizar o processo operacional e elevar o padrão de qualidade.

Além disso, os recursos da Shift já são desenvolvidos tendo em conta todas as normas e requisitos de qualidade exigidos pelos principais programas, bem como as legislações vigentes. Criamos também a Academia Shift, com diversos cursos que auxiliam nossos clientes a aproveitarem o potencial das nossas soluções, a investirem em capacitação profissional e a acompanharem inovações e novidades do segmento laboratorial.

Para escolher o software do seu laboratório, é importante avaliar esses aspectos e buscar também corporações que disponibilizam o suporte e a capacitação necessária para a correta assimilação da tecnologia pelos colaboradores.

Gostou de aprender sobre os pilares essenciais de um sistema para laboratório? Aproveite e siga a Shift no LinkedIn!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!