Software de microbiologia: como escolher o mais adequado?

  • 10 de Fevereiro de 2021

 

Sabemos que a rotina diária em um laboratório não é nada tranquila. Por isso, para otimizar o fluxo de trabalho, é necessário ter a tecnologia como pilar estratégico do laboratório. Essa proposta traz segurança, automatização, agilidade e alta qualidade para os processos.

Cabe observar que o setor de microbiologia é, sem sombra de dúvidas, um dos mais complexos. Nele, são realizados exames que carecem de grande precisão, segurança e rapidez nos resultados. Ao mesmo tempo, apresenta diversas tarefas que são manuais e recursos a anotações em papel, por exemplo.

Neste post, falaremos melhor sobre uma ferramenta que pode auxiliar bastante o trabalho desse setor: um software especializado do fluxo de microbiologia. Confira!

Entenda melhor como funciona a tecnologia no setor de microbiologia


O setor de microbiologia segue um rígido protocolo
, desde a coleta de material, passando pelo isolamento do micro-organismo, sua posterior identificação, até os testes aplicados — de modo a chegar a resultados precisos e rápidos.

Vale ressaltar, nesse cenário, a especificidade dos fluxos de um setor de microbiologia e que existem poucas soluções no mercado que são capazes de automatizar 100% suas rotinas.

Portanto, incorporar o denso trabalho laboratorial a parceiros tecnológicos estratégicos pode ser uma ótima escolha para quem acredita no potencial tecnológico como aliado de negócios.

Uma das ferramentas oferecidas pelo mercado para esse setor é contar com um sistema de informação especializado no fluxo de microbiologia, que poderá tornar o setor 100% paperless. Escolher um sistema de automatização adequado para o seu laboratório pode ser uma das melhores decisões que você tomará se deseja expandir o seu negócio.

Qual é a melhor opção?

Para quem quer promover a informatização e automatização de todo o laboratório, incluindo o setor de microbiologia, o Shift LIS é um software completo, desenvolvido especialmente para atender às necessidades do segmento de medicina diagnóstica.

Além de possibilitar a completa gestão dos laboratórios clínicos com segurança e rastreabilidade de processos, também oferece gestão do fluxo de faturamento. O software ainda conta com um workflow de atendimento inteligente, que atua desde a chegada do paciente até a disponibilização dos resultados.

Dessa forma, o sistema permite ao laboratório um considerável aumento na produtividade e melhorias de gestão.

Como funciona a ferramenta?

O objetivo central do Shift LIS é oferecer uma experiência completa aos laboratórios, capaz de otimizar seus resultados de modo geral. Para isso, preocupa-se em proporcionar eficiência na operação, de modo a fornecer aos pacientes a melhor experiência possível.

O software também apresenta alta performance no processamento dos exames, a fim de aumentar a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos. O relacionamento entre o laboratório, os médicos e os pacientes tende a se fortalecer, já que funcionalidade é a palavra-chave desse sistema.

Veja quais são as vantagens que o Shift LIS oferece

Sem sombra de dúvidas, parece uma boa ideia implantar sistemas de software em laboratórios, certo? Mas quais as reais vantagens oferecidas pelo Shift LIS? Listamos abaixo 8 delas para você. Confira!

Maior eficiência Operacional no setor de microbiologia

O Shift Lis oferece agilidade no fluxo de trabalho com integração completa das rotinas e setores do laboratório, com rastreabilidade, controles analíticos e informações rápidas e claras.

Dessa forma, consegue otimizar consideravelmente o desempenho geral do laboratório, por oferecer uma ampla gama de serviços que podem ser determinantes para o protagonismo naquele nicho do mercado.

Soluções aderentes a programas de qualidade

O software também proporciona soluções aderentes aos principais programas de acreditação e certificação de laboratórios, atendendo a normas nacionais e internacionais, incluindo o controle de qualidade analítico.

Isso torna o sistema muito mais seguro e, consequentemente, oferece também maior segurança para o trabalho do setor de microbiologia.

Rastreabilidade e segurança

Haverá fácil acesso a informações das atividades e protocolos de microbiologia, desde o processo de atendimento, logística de amostras e coletas, controle de guias, validação de resultados, entre outros.

O software para a microbiologia conta com um olhar amplo para a visualização de testes para cada antibiótico destinado ao combate de um determinado micro-organismo. Isso viabiliza um bom nível de automação e análises de contraste de cada agente, cruzando os medicamentos testados.

Suporte à gestão laboratorial

O Shift LIS transforma os dados gerados pela operação do laboratório em informações de apoio à gestão dos indicadores operacionais, táticos e estratégicos. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar problemas internos, bem como solucioná-los.

Fácil integração entre sistemas

Haverá integração a diversos outros sistemas, como hospitais, clínicas, operadoras, NFE, entre outros, garantindo a troca de informações com segurança e rastreabilidade.

Além disso, a integração entre os diferentes setores é vantajosa para o combate de possíveis gargalos, os conhecidos problemas de comunicação que acontecem em toda e qualquer empresa, especialmente entre setores distintos.

Fidelização de médicos e pacientes

Funcionalidades como histórico de exames, laudos evolutivos, comunicações automatizadas, resultados on-line, entre outras, tornam-se diferenciais competitivos.

Esse sistema tende a facilitar o processo comunicativo entre as partes envolvidas e, consequentemente, a fortalecer laços entre pacientes, médicos e o laboratório de microbiologia. Dessa forma, as chances de fidelização do público-alvo são consideravelmente maiores!

Paperless

O Shift LIS automatiza processos manuais, diminuindo consideravelmente o consumo de papel. Dessa forma, quando há a alimentação de dados em um sistema, o papel deixa de ter uma função essencial para que haja um registro efetivo e uma comunicação precisa.

O software para microbiologia armazena as informações, criando um banco de dados com todo o histórico do paciente, pelo tempo que for necessário. Ou seja, trata-se de uma forma mais prática, rápida e precisa de acessar uma grande quantidade de informações, sem gastar com impressões dispensáveis.

Forte incremento à produtividade

Implementar um software para microbiologia que reúna soluções integradas vai possibilitar o rastreamento correto de informações. Também dispensa o uso de papel e do preenchimento manual para aproveitar processos automatizados. Haverá uma incrível otimização das rotinas de trabalho, seguindo padrões que diminuem o tempo de produção e os retrabalhos.

O resultado, sem sombra de dúvidas, será um considerável crescimento em termos de produtividade.

Investir em um sistema de automatização capaz de auxiliar o funcionamento de todos os setores dentro de um laboratório é investir na saúde da sua empresa. Quando o assunto são as áreas que exigem maior cuidado e eficiência operacional de forma reduzir tarefas manuais, a necessidade desse investimento fica ainda mais evidente.

Gostou de saber um pouco mais sobre os softwares de microbiologia? Então, venha conhecer muito mais com a Shift LIS!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!