• 20 de Maio de 2020



Frente ao atual contexto social, econômico e epidemiológico que vivenciamos, é preciso buscar formas de preservar a saúde, mas com um planejamento eficiente para manter a economia e os negócios. Nessa perspectiva, a opção pelo home office no laboratório pode ser uma forma de prosseguir com as atividades mais importantes e ainda reduzir os riscos da pandemia.
Vamos apresentar, neste artigo, o que é um trabalho home office e por que é importante utilizá-lo para garantir a experiência dos clientes e manter o funcionamento do laboratório durante a quarentena. Descubra, ainda, a relevância das soluções tecnológicas na efetivação do home office no laboratório e saiba como explorar esses recursos de forma estratégica. Acompanhe!
[rock-convert-cta id=”3067″]

O que é o trabalho home office?

Por muito tempo, a modalidade de trabalho home office era restrita apenas a alguns profissionais e a empresas que detinham o privilégio de permitir que os seus colaboradores executassem suas tarefas em casa. Entretanto, desde que se estabeleceu a pandemia da Covid-19, a necessidade de seguir os protocolos das instituições sanitárias modificou a realidade das formas de trabalho.
Ainda que o home office seja uma saída para manter as atividades e driblar a crise, nem todas as áreas profissionais conseguem migrar para essa modalidade de trabalho a distância. No entanto, para quem atua no ramo de prestação de serviços de saúde, adotar essa estratégia ajuda a aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, permite a observância dos princípios de prevenção do coronavírus.
Por isso, a atuação em home office tem se tornado uma alternativa tão importante para patrões, empregados, famílias e coletividade. Porém, os gestores precisam estar atentos à necessidade de apostar em recursos tecnológicos e equipamentos para garantir aos funcionários que a prestação de atividades em casa tenha valores agregados e atenda a expectativa dos clientes. Nessa perspectiva, investir em um sistema de gerenciamento do atendimento é crucial para o sucesso dessa estratégia.

Como a tecnologia impacta o sucesso da implementação do home office?

Mediante o atual cenário de crise, os gestores responsáveis pelos laboratórios de análises clínicas precisam buscar alternativas para tornar a sua empresa mais competitiva no mercado. Nesse contexto, o uso da tecnologia tem se mostrado capaz de proporcionar incontáveis benefícios ao melhorar a lucratividade e atender as expectativas de todos os envolvidos nessa missão.
Para os profissionais da liderança, poder contar com soluções em tecnologia pressupõe a oportunidade de otimizar tempo e recursos e melhorar todas as etapas que envolvem as tarefas de rotina de um laboratório. Para os colaboradores e profissionais de saúde, contar com recursos de integração de sistemas ajuda no acompanhamento de todas as etapas de trabalho, que vão desde a coleta até a liberação de laudos para avaliação diagnóstica.
De igual modo, explorar as possibilidades tecnológicas influencia diretamente os resultados do atendimento ao cliente e a visão que os pacientes têm dos serviços prestados pelo laboratório. Com o avanço tecnológico, as etapas de coleta, da realização dos exames e da geração de laudos podem ser feitas com um padrão de qualidade muito maior. Dessa forma, as inovações tecnológicas representam um ganho significativo para os serviços de saúde, já que tornam possível disponibilizar diversos serviços remotamente.
Logo, a modalidade home office simboliza vantagens não somente para os laboratórios de análises clínicas, mas para as empresas de todos os setores, desde que invistam nas possibilidades disponíveis. Optar pelo home office gera economia substancial em diversas frentes, além de elevar a rapidez do atendimento e aumentar a confiabilidade nos serviços, processos e resultados.

Quais serviços da rotina laboratorial podem ser feitos em home office?

A pandemia de coronavírus pegou muitas gente de surpresa e impôs formas de se adequar a essa realidade. Para evitar prejuízos à saúde e à economia, o home office foi adaptado às pressas. Mas esse contexto exige atenção e cuidados especiais, para que essa modalidade de trabalho se estabeleça de forma segura e positiva.
Entre os aspectos que merecem mais atenção dos gestores de um laboratório, destaca-se a implementação de uma cultura de trabalho mais focada na disciplina e no cumprimento das tarefas nos horários previstos, mesmo que sejam feitas remotamente. São muitos os desafios que envolvem o planejamento e a organização dos serviços prestados por um laboratório em home office.
Listamos algumas atividades que podem ser realizadas pelo laboratório, desde que sejam utilizados recursos tecnologicamente adequados. Igualmente relevante é priorizar as maneiras de possibilitar a manutenção da produtividade dos colaboradores, sem prejuízo da qualidade dos serviços para o paciente.
Assim, por meio do home office no laboratório, é possível:

  • analisar o fluxo do laboratório e distribuir as tarefas de modo consensual;
  • possibilitar a assinatura dos exames por meio de recursos digitais;
  • avaliar a disponibilidade do estoque e aprovar compras;
  • monitorar a produtividade da área técnica de análises e respeitar o cronograma;
  • administrar e acompanhar as entregas dos exames;
  • disponibilizar resultados de exames por meio de chats, redes sociais e SMS;
  • possibilitar o pré-atendimento de pacientes pelo aplicativo e por outros canais de comunicação;
  • ter acesso a indicadores de negócio e acompanhar, mais de perto, a evolução dos serviços.

Quais os benefícios do home office no laboratório?

Além das vantagens já destacadas, a implantação do home office pode também ser vista como uma oportunidade de rever processos e de melhorar a qualidade dos serviços. A redução do fluxo presencial de funcionários permite que a gestão tenha mais tempo para se concentrar em outros setores menos produtivos.
Apostar na automação das atividades de um laboratório de análises clínicas também gera vantagens, pois impacta positivamente o atendimento do paciente e a imagem que ele constrói da empresa. Ainda, pode proporcionar melhoria na integração das equipes de diferentes setores. Contudo, para desfrutar desses benefícios, é necessário ter tecnologias eficientes, com dados na nuvem e processos alinhados e atualizados em tempo real, que são critérios essenciais para a qualidade dos processos.
Pode-se perceber, por fim, que o sucesso do home office no laboratório está proporcionalmente atrelado à inclusão de alternativas e de recursos automatizados. Igualmente relevante é a adoção de métodos padronizados e mais precisos para tornar a gestão mais estratégica e assegurar um suporte eficaz nos trabalhos que envolvem a rotina laboratorial.
Gostou deste artigo? Aproveite a visita ao nosso site e veja também por que é tão importante repensar a automatização dos processos laboratoriais.


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!