• 06 de Novembro de 2020

 

A escalabilidade, em qualquer tipo de empresa, está relacionada à capacidade de expansão desse negócio, seja na produção, faturamento, lucro ou qualquer outro aspecto. Nesse sentido, deve ser uma meta dos gestores de laboratórios clínicos para que possam se tornar mais competitivos no segmento.

Para fazer isso, um dos primeiros pontos é conhecer a capacidade da organização e ter em mente qual a expansão desejada, focando, é claro, em como crescer de uma maneira sustentável.

Para tratar melhor desse assunto, entrevistamos Nilberto Silveira, Engenheiro de Vendas da Shift. Continue a leitura e entenda a importância da escalabilidade nesse setor, as melhores práticas e por que contar com a tecnologia certa vai fazer toda a diferença.

O que significa ter escalabilidade no segmento de medicina diagnóstica?

Em laboratórios de medicina diagnóstica, é importante que os gestores tenham a visão de um negócio escalável para expandir a atuação de modo sustentável e, consequentemente, melhorar os resultados. Nesse segmento, alguns exemplos de escalabilidade são:

  • aumentar o volume de atendimentos do laboratório sem precisar de mais atendentes;
  • expandir as unidades sem a necessidade de investir em infraestruturas de tecnologia muito complexas;
  • ter a capacidade de explorar novos segmentos de negócio;
  • elevar o volume de exames sem aumentar a estrutura.

“Além desses exemplos, podemos citar que um dos principais aliados de um laboratório que busque qualquer tipo de escalabilidade é a tecnologia, visto que um bom sistema de gestão laboratorial pode ser um facilitador desse processo”, comenta Nilberto.

Qual é a importância da escalabilidade para a expansão dos laboratórios clínicos?

Quando o gestor do laboratório quer ver o crescimento da sua empresa, deve começar olhando para a capacidade que ele tem de fazer isso atualmente. Assim, a diferença entre o tamanho atual da organização e a capacidade que ela apresenta de expansão tem como resultado a escalabilidade desse negócio.

“Todo laboratório almeja o crescimento baseado no volume, então é importante olhar para o volume atual, o volume almejado (meta) e, por fim, para a capacidade que existe hoje com a estrutura atual (sem necessidade de investimento). Essa visão e monitoramento auxiliam para ter um crescimento muito mais saudável e seguro para os laboratórios”, explica Nilberto Silveira.

Não ter esse olhar para a escalabilidade pode trazer diversos problemas para os laboratórios que buscam expandir as atividades, o que pode impactar diretamente no paciente de uma forma negativa.

Isso porque não conhecer a capacidade produtiva máxima do negócio pode, por exemplo, fazer com que o laboratório clínico absorva novas demandas de negócio além do que consegue entregar, o que pode resultar em:

  • atraso na entrega de resultados para os pacientes;
  • gastos adicionais com horas extras de profissionais, trazendo prejuízo na lucratividade;
  • redução da qualidade do serviço prestado, o que leva à perda de contratos.

Quais são as melhores práticas para um laboratório se tornar escalável?

Quer saber como tornar o seu laboratório clínico escalável? O primeiro passo é definir as metas de crescimento, observando a capacidade atual e pensando em medidas de como buscar esse crescimento no mercado. “Apenas reforçando que a meta não é necessariamente de volume, podendo ser faturamento, lucro, ou mesmo, uma expansão física”, salienta Nilberto.

A tecnologia é um dos principais aliados na escalabilidade, visto que evita a necessidade de contratações excessivas para alcançar uma determinada meta, o que poderia ter um efeito oposto ao desejado.

Algumas práticas muitos importantes para esse setor são:

  • revisão constante de processos, sendo que a metodologia LEAN pode ser uma grande ferramenta de apoio;
  • investimento em tecnologia, como a adoção de um sistema de gestão integrado, equipamentos expansíveis, entre outros recursos;
  • avaliação constante da sustentabilidade financeira do negócio.

Quais são as soluções da Shift para a escalabilidade no segmento laboratorial?

Um dos grandes diferenciais das soluções Shift está na capacidade de inovação das soluções para os clientes. São recursos que, de alguma forma, vão levar à escalabilidade para os negócios desse segmento, por meio do aumento de produtividade, usabilidade e segurança e otimização nos processos.

“Nossa solução 100% web permite a expansão do negócio com facilidade sem a necessidade de grandes investimentos em infraestruturas complexas de rede”, resume Nilberto.

São ferramentas para garantir que a capacidade produtiva seja elevada ao máximo sem a necessidade de novas contratações. Alguns exemplos das funcionalidades das soluções da Shift são:

  • com o pré-agendamento do aplicativo Onlife, o laboratório pode direcionar o fluxo de pacientes, aumentando o total de atendimentos ao preencher horários que normalmente estão mais ociosos;
  • o Shift LIS conta com recursos para aumentar a velocidade de atendimento, como a capacidade de integração com os convênios, permitindo, assim, que os mesmos atendentes recepcionem uma maior quantidade de pacientes;
  • o Shift Filas permite acompanhar, em tempo real, as senhas emitidas nas unidades do laboratório e auxilia na identificação dos horários de pico do atendimento;
  • a empresa oferece soluções paperless nas áreas processamento que, além de segurança, garantem aumento de produtividade da operação;
  • por meio de relatórios dos indicadores do Shift B.I. e de radares em tempo real é possível monitorar e acompanhar o cumprimento das estratégias do laboratório de forma rápida e fácil.

Quais são os diferenciais do Shift LIS?

O Shift LIS é um sistema de gestão laboratorial que atua desde o atendimento até a entrega do resultado online, além do faturamento. Dessa forma, é capaz de atender de pequenos laboratórios até grandes centros de diagnóstico.

“Com o Shift LIS é possível atuar em segmentos como análises clínicas, vacinas, imagem e anatomia patológica. Portanto, com uma solução única, os clientes da Shift têm capacidade de escolher diferentes segmentos de negócio, o que vai proporcionar a escalabilidade”, destaca o engenheiro de vendas da Shift.

A escalabilidade deve ser uma busca pelos gestores dos laboratórios clínicos. Isso porque o mercado desse setor vive em constante mudança, e é preciso acompanhar esse dinamismo, focando na expansão sustentável do negócio. Nessa questão, a Shift é a parceira ideal, pois a empresa sempre busca inovar pensando no aumento de produtividade, segurança e qualidade dos serviços de seus clientes.

Gostou das informações deste post e quer conhecer todos os diferenciais das soluções da Shift? Entre em contato com nossa equipe e descubra como esses recursos vão impulsionar a escalabilidade do seu negócio.


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!