• 01 de Junho de 2020

 

A organização logística dentro do laboratório de análises clínicas conta com algumas particularidades próprias. Devido à logística integrada (muitas vezes entre muitas unidades), é necessário criar mecanismos automatizados para monitorar a localização, o transporte e as condições das amostras. A esse processo damos o nome de logística de amostras.

A logística de amostras faz parte do controle de qualidade da fase pré-analítica, fundamental para a produtividade operacional do laboratório: com ela, você garantirá que está a par de suas amostras e reduzirá os erros dessa fase. Confira, a seguir, a importância desse processo — e como fazê-lo de forma eficaz.

Como a logística de amostras é feita?

Entre a coleta da amostra e a finalização do exame, certamente ela passa por algumas etapas. Dependendo do exame solicitado ou do material biológico, a amostra deve ser armazenada ou transportada. Em alguns casos, a análise pode ocorrer horas após a coleta; em outros, dias.

Há algumas décadas, o controle dessas variáveis (e a verificação de sua qualidade) era feito periodicamente. De tempos em tempos, era realizada a checagem das conformidades das amostras, e de seu transporte ou armazenamento. Àquela época, a conduta era correta; afinal, checagens mais frequentes poderiam consumir recursos excessivos e ser inviáveis.

Graças à tecnologia, no entanto, é possível acompanhar essas variáveis muito mais de perto nos dias de hoje. Caso haja alguma intercorrência com a amostra, por exemplo, você consegue evitar precocemente que o problema afete outros exames. Além disso, erros como troca ou perda de amostras são muito menos frequentes, devido à acurácia de métodos mais tecnológicos.

Por que o controle de amostras é importante?

O controle da fase pré-analítica é crítico para garantir a segurança das amostras e dos pacientes. Caso a instituição opte por obter uma acreditação laboratorial, por exemplo, ela será requisitada quanto a esse controle de qualidade. Além disso, quaisquer erros podem ter impactos significativos no manejo clínico do paciente — e, consequentemente, na imagem pública do laboratório.

Como garantir sua eficácia?

A tecnologia, atualmente, supre a demanda de otimização logística necessária à fase pré-analítica: suas soluções de automatização e monitoramento do status das amostras fornece uma visão holística, ao gestor do laboratório, sobre as condições atuais de cada tarefa. Além de isso facilitar o trabalho administrativo, a tecnologia também suporta a análise dos serviços, seu aprimoramento, e a detecção precoce de falhas no fluxo laboratorial.

. Implementando sistemas de checagem em cada passo da fase analítica, você sempre saberá onde suas amostras estão, e em quais condições. Um mecanismo muito adotado para esse fim, atualmente, é o uso de códigos de barras em cada etapa do processo.

Outra vantagem da tecnologia é ter os dados sempre à mão, em tempo real. Dependendo de sua infraestrutura física, por exemplo, você pode precisar monitorar o tempo de transporte ou a temperatura de congelamento. Utilizando a inteligência artificial, é possível configurar alarmes para variáveis (como tempo excessivo de armazenamento) e evitar que erros passem desapercebidos.

Seja qual for sua estratégia, a utilização de uma tecnologia de informação eficaz é imprescindível no controle de amostras: além de auxiliar na tomada de decisão, ela também auxilia na eficiência operacional, no controle de qualidade e na segurança do paciente. Por esse motivo, contar com um parceiro de confiança e qualidade no ramo tecnológico pode ser sua melhor aposta.

O controle de amostras é parte fundamental do monitoramento de qualidade do laboratório. Com ele, você garante uma fase pré-analítica eficaz e menor índice de erros.

A Shift se preocupa com a sua fase pré-analítica e com a qualidade de seu laboratório. Por esse motivo, estamos desde 1992 no mercado, trazendo uma maior eficiência e competitividade aos nossos parceiros. Com nossas soluções, temos uma atuação abrangente, que vai desde o atendimento ao paciente até o controle de amostras.

Nossas soluções na fase pré-analítica incluem o agrupamento de amostras em malotes, o que otimiza o transporte entre unidades do laboratório. No sistema, fornecemos filtros que monitoram em tempo real o status das amostras — como, por exemplo, se elas estão em transporte ou já foram recebidos. As conferências são feitas por código de barras, possibilitando inclusive a inclusão de múltiplas origens do malote. Com isso, é possível personalizar sua logística de amostras conforme a realidade do seu serviço, e filtrar os malotes de maneira mais fidedigna.

Se você quer otimizar a tecnologia da informação do seu laboratório, por que não aproveita e entra em contato conosco? Estamos à disposição para conhecer melhor o seu laboratório e firmar uma parceria!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!