Conheça as vantagens da automação laboratorial

  • 15 de Janeiro de 2021

automação laboratorial, hoje em dia, é indispensável aos laboratórios de análises clínicas e garante um trabalho mais ágil, produtivo, com mais qualidade e segurança para os pacientes. Trata-se da utilização de mecanismos tecnológicos para desempenhar as atividades da fase analítica com mais eficiência.

Para isso, é preciso contar com um bom sistema de gestão, que tenha uma plataforma segura, única, integrada aos autômatos do laboratório e fácil de ser utilizada pelos colaboradores. Além disso, o software precisa permitir o controle e a rastreabilidade total de todas as etapas do processo analítico.

Veja, a seguir, quais são os principais motivos para investir na automação laboratorial!

Quais as vantagens da automação laboratorial?

De modo geral, a automação é uma ferramenta eficiente para melhorar os processos internos de um negócio, tornando-o mais eficiente e lucrativo. Segundo dados da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o mercado de automação aumentou 8,1% de 2017 para 2018. Entenda alguns benefícios que essa tecnologia pode trazer para o seu laboratório. Confira!

Aumento da produtividade

A automação aumenta a produtividade no laboratório, garantindo um tempo menor para a entrega dos exames. Isso é muito importante para os pacientes, uma vez que há mais agilidade na entrega de laudos, apoiando, assim, o diagnóstico. Além disso, tal ganho permite que o laboratório se mantenha competitivo e possa fidelizar pacientes que buscam agilidade nos serviços.

As empresas cada vez se adaptam ao contexto da transformação digital para otimizar os seus serviços e se destacar no mercado. O cenário laboratorial não é diferente: os profissionais percebem a importância da presença tecnológica para aumentar a produtividade diária e melhorar a experiência do cliente.

Realizar registros em processos de análises clínicas, por exemplo, não é uma atividade ágil e segura quando é feita manualmente. No entanto, ao ser realizada por um software, é possível economizar um tempo precioso e garantir a qualidade e segurança dos resultados.

Maior controle

A validação diária do controle de qualidade para preservar o funcionamento de todos os equipamentos garante os mais elevados níveis de segurança e precisão. Ademais, proporciona melhor visualização dos resultados de controle por meio de Gráficos de Levey-Jennings, bem como monitora as regras de Westgard infringidas, define regras de rejeição e bloqueio de resultados de pacientes e efetua registros de causas e ações. Isso gera segurança nos resultados, trazendo agilidade e eficiência para a fase analítica.

Redução de custos

A automação laboratorial fará com que ocorra um interfaceamento entre os equipamentos do laboratório e o sistema de informação laboratorial. Com a aplicação dessa ferramenta, os recursos utilizados no laboratório serão empregados de forma mais otimizada, eliminando tarefas manuais e realizando processos de verificação de resultados de forma automatizada.

A otimização de processos diminui a necessidade de muitos colaboradores exercendo a mesma função no laboratório, o que otimiza os custos com a equipe.

Eliminação de erros

Quando registros são feitos de forma manual, é comum que erros humanos aconteçam e possam causar consequências graves para as empresas e, no segmento laboratorial, também para os pacientes. Ao utilizar um sistema para a automação de equipamentos, o retrabalho e a possibilidade de erros são quase nulos. Além disso, há um aumento da produtividade, redução de custos e repetições dos exames. Isso também é benéfico para os pacientes, uma vez que eles receberão resultados mais rápidos e confiáveis.

Como implementar a automação laboratorial?

Não há época certa para começar a automatizar o laboratório, no entanto, recomendamos que você inicie o processo quanto antes. A demora para inserir seu laboratório no contexto da transformação digital pode atrasar a conquista dos seus objetivos, além de colocá-lo em uma posição inferior aos seus concorrentes da área da saúde.

A seguir, listamos algumas dicas de como implementar a automação laboratorial de forma eficiente. Acompanhe!

Mapeie os processos que serão automatizados

O primeiro passo para implementar a automação laboratorial é o mapeamento de processos. É importante entender quais processos existem no laboratório para tomar uma decisão mais acertada sobre a automação. Essa etapa permite que o gestor encontre os gargalos produtivos e atividades que geram mais impacto na lucratividade do laboratório de forma mais simples — esses processos devem ser automatizados com mais urgência.

Implemente a solução correta

Além de mapear os processos, também é fundamental escolher a solução certa para guiar todo o processo de automatização. Caso contrário, além de ter uma grande chance de você não garantir as vantagens da automação laboratorial, isso também pode comprometer a segurança dos dados de pacientes. Sendo assim, é imprescindível buscar uma empresa com credibilidade no mercado e verificar a qualidade da solução oferecida, por meio de depoimentos e cases de sucesso.

Monitore os resultados

Qualquer estratégia colocada em ação exige o monitoramento de resultados para descobrir se foram atingidos todos os objetivos propostos. Com a automação laboratorial isso não é diferente. Com o passar do tempo, alguns processos precisarão ser otimizados para demostrar resultados melhores.

A Shift oferece uma solução de automação laboratorial, integrada ao Shift LIS, para que os laboratórios consigam cumprir a alta demanda de exames diários de forma eficaz. Além da rapidez e segurança na entrega de laudos, o sistema gerencia o controle de qualidade dos processos do laboratório, evitando perdas e deixando os procedimentos mais precisos.

Ficou interessado e quer contar com toda essa tecnologia no seu laboratório? Então, entre em contato conosco agora e garanta o sistema Shift!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!