Por que investir em um aplicativo para laboratório? Descubra aqui!

  • 29 de junho de 2021

 

Gerir com excelência a rotina de um laboratório é uma tarefa que requer atenção aos detalhes, além de ferramentas confiáveis que auxiliem na tomada de decisão e facilitem o relacionamento entre o centro de diagnóstico e o paciente. Por meio de um aplicativo para laboratório, por exemplo, a tecnologia pode contribuir para agilizar o atendimento, facilitar a entrega de resultados, fortalecer os laços entre laboratório e paciente, maior segurança e precisão, redução de custos, diminuição de retrabalho entre diversos outros benefícios.

Por meio desses recursos tecnológicos, é possível tornar os processos mais fáceis, ágeis e produtivos, o que justifica o grande número de negócios, dos mais variados portes e segmentos, investindo em soluções inteligentes para aumentar a qualidade dos seus processos e sua competitividade no mercado.

Se o seu objetivo com esta leitura é aprimorar o seu conhecimento sobre aplicativos para laboratórios e entender como eles podem impulsionar os seus resultados, siga na leitura.

Por que muitos laboratórios têm investido em aplicativos?

Este software, projetado para smartphones, tem sido frequentemente utilizado por pequenos, médios e grandes empresários. Em um mercado cada vez mais digital e competitivo, contar com os recursos e facilidades de um aplicativo tornou-se tão importante quanto uma página na web ou perfis de redes sociais. Um app para laboratório, quando bem desenvolvido e incorporado na rotina de atendimento laboratorial, alcança o potencial de gerar resultados bastante expressivos.

O principal motivo desse investimento é a busca por novos pacientes, a construção de um relacionamento mais próximo e um atendimento diferenciado. Os aplicativos são poderosos e conseguem elevar a visibilidade de uma empresa em questão de semanas, contribuindo para o crescimento do seu negócio e para melhorar sua reputação.

A verdade é que os aplicativos costumam ser uma excelente opção para aqueles laboratórios que desejam se aproximar de seus pacientes por meio de uma comunicação facilitada. Afinal, todo histórico do paciente e processos de agendamento de exames são armazenados na plataforma em questão de segundos, tornando mais ágil, também, a consulta de informações estratégicas sobre toda jornada pelo paciente.

O que avaliar na hora de escolher um aplicativo para o seu laboratório?

Existem diversas categorias de aplicativos disponíveis atualmente no mercado, tornando difícil a decisão de eleger qual a melhor tecnologia para o seu laboratório. Uma tarefa essencial na hora de escolher é analisar se as ferramentas disponibilizadas no aplicativo atendem as necessidades do seu segmento.

Vale ter atenção, portanto, se o aplicativo integra o sistema de informações utilizado pelo seu laboratório. Assim, evitamos que o canal de contato com o paciente fique defasado ou carecendo de algum serviço ou tarefa manual. Já sabemos, afinal de contas, que os aplicativos para laboratórios têm o intuito de criar uma melhor experiência ao paciente e agilizar a rotina do laboratório.

Busque aplicativos que apresentam uma interface agradável e de fácil navegação e que ofereçam informações claras e objetivas. Seguindo essas dicas, você com certeza vai proporcionar ao seu paciente uma experiência acessível e, ao mesmo tempo, de confiança.

Colete feedbacks e dialogue com seu público

Uma boa interface oferece uma experiência construtiva de contato entre laboratório e o paciente. Busque por aplicativos que ofereçam recursos de coleta de feedbacks e mensuração da satisfação dos pacientes nas diferentes etapas da sua jornada no laboratório. Esse diálogo permite solucionar possíveis problemas e melhorar a experiência oferecida pelo seu laboratório, além de auxiliar o gestor a ter uma visão mais estratégica de negócio.

Ofereça as melhores soluções aos clientes

Atualmente, há dois sistemas operacionais mais populares e que estão sendo usados por milhares de pessoas no mundo. Por isso, não se esqueça de conferir se o aplicativo escolhido está disponível tanto para Android quanto para iOS. Dessa forma, mais clientes vão ter a oportunidade de acesso ao programa através das lojas de aplicativos de seus respectivos smartphones.

Se ainda está com dúvida acerca do melhor aplicativo para seu laboratório, busque a tecnologia que vem sendo aproveitada por outras empresas. Seus resultados serão uma boa fonte de análise para qual caminho seguir. Assim, é possível elencar pontos positivos e negativos em outras plataformas que estão em atividade a fim de proporcionar a melhor experiência para seus clientes.

Por que apostar nesta ferramenta?

Já sabemos que um aplicativo para laboratório pode aumentar as chances do seu negócio proporcionar uma boa experiência aos pacientes. Além disso, existem outros benefícios que justificam o investimento neste tipo de aplicativo. Vamos conferir quais são?

Entre alguns dos principais motivos, temos a melhoria nos processos, já que por meio do aplicativo é possível armazenar informações relevantes, agendar exames e organizar os dados dos pacientes de forma automatizada, contribuindo para que os processos internos tenham maior fluidez e agilidade tanto para colaboradores quanto para pacientes.

O empoderamento do paciente é outro fator extremamente relevante, uma vez que seu público ganha autonomia para agendamento e consulta de exames, por exemplo, sem necessidade de entrar em contato direto com a equipe de atendimento, modernizando e agilizando o processo, além de contribuir com a produtividade dos seus colaboradores.

Outro aspecto a ser considerado é a satisfação dos pacientes. Com a grande influência do universo digital na rotina da população, foi necessário adaptabilidade por parte dos negócios, cada vez mais atentos ao comportamento dos seus futuros clientes para que, assim, consigam entregar um serviço cada vez mais excelente e alinhado às expectativas e perfil de cada público.

Essas são algumas das principais razões para começar a investir em um aplicativo. Como podemos ver, um laboratório aliado à tecnologia pode proporcionar uma jornada mais fluida aos pacientes, que passam a ter maior autonomia para resolver suas demandas.

O que achou do texto? Conheça os impactos do aplicativo Onlife, desenvolvido pela Shift, no Laboratório Preti. Acesse aqui.


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!