• 07 de Fevereiro de 2020

 

Otimizar o atendimento na área de saúde é fundamental não só para prestar um melhor serviço para os seus pacientes. Afinal, diante das mudanças ocorridas com os avanços tecnológicos, o perfil do consumidor muda: ele gosta da autonomia oferecida, é mais conectado, busca agilidade e praticidade nos processos, bem como gosta de se sentir empoderado para sua resolução de problemas.

Além disso, a otimização diminui a burocracia e facilita o gerenciamento interno dos laboratórios. Por isso, é fundamental otimizar o atendimento com o auxílio das tecnologias existentes no mercado.

Uma das ferramentais mais úteis e utilizadas no momento é o pré-agendamento online. Saiba mais sobre o tema em nosso artigo. Boa leitura!

O que é pré-agendamento online?

O pré-agendamento online em laboratórios consiste na possibilidade de o paciente realizar o agendamento de seu exame pelo aplicativo, ou então pelo site , garantindo um novo canal de comunicação, mais eficiente que um call center.

Como funciona?

Para implementar o pré-agendamento online, o laboratório pode adquirir uma solução de tecnologia destinada a essa finalidade. Isso permite disponibilizar ao usuário uma plataforma para o agendamento de exames, sendo importante que a mesma possa ser acessada por aplicativo no celular.

O usuário acessa a solução e insere seus dados para realizar o pré-agendamento online dos seus exames. Isso permite que o laboratório obtenha informações completas sobre o paciente o os exames solicitados. Para que funcione desta forma, é fundamental que o aplicativo esteja integrado ao LIS (Sistema de Informação Laboratorial). Se o aplicativo já for integrado a um sistema dessa natureza, melhor ainda! Mais agilidade no processo.

Por exemplo, a solução de gestão de laboratórios clínicos da Shift já vem totalmente integrado com o Shift LIS, permitindo uma integração mais tranquila e com maior praticidade.

O aplicativo também possibilita o envio de lembretes aos clientes. Assim, o pré-agendamento online facilita a vida dos pacientes, agiliza os processos do laboratório e diminui os custos com o call center, que se torna menos necessário.

Por que os laboratórios devem oferecer o pré-agendamento online aos pacientes?

O pré-agendamento online proporciona diversas vantagens ao laboratório e aos pacientes.

Facilidade de agendamento

O pré-agendamento online oferece mais facilidade, pois basta acessar o aplicativo ou site, informar os dados necessários e confirmar. Com uma plataforma intuitiva como a do app Onlife da Shift, o processo se torna ainda mais fácil e traz maior autonomia para os pacientes em sua jornada com o laboratório.

Possibilidade de acesso em qualquer horário

É importante considerar que boa parte dos pacientes tem uma rotina agitada. Portanto, dificilmente encontra tempo para ligar ou ir ao laboratório em horário comercial para pré-agendar os seus exames. Dessa forma, o pré-agendamento online é essencial, já que pode ser realizado em qualquer horário e desde qualquer lugar.

Melhora do relacionamento com o paciente

Uma outra vantagem do pré-agendamento online é a redução dos desgastes no atendimento. Como o procedimento é realizado online, evitam-se os riscos próprios ao atendimento humano, como mal entendidos, ruídos na comunicação ou mesmo insatisfações decorrentes da variação no humor do atendente e/ou paciente. Isso melhora consideravelmente a qualidade do relacionamento com o público, aumentando as chances de fidelização.

Outros benefícios

Outros pontos que merecem destaques são:

  • otimização do tempo de atendimento, tanto para o laboratório quanto para o paciente;
  • redução de custos internos;
  • maior flexibilidade para o cliente;
  • facilidade no reagendamento de exames para laboratório e pacientes;
  • diminuição nos erros no agendamento de procedimentos;
  • redução na fila de espera;
  • maior controle do fluxo de pacientes;
  • menor taxa de cancelamento;
  • diferencial competitivo;
  • maior segurança para o laboratório.

O pré-agendamento online traz para o laboratório mais modernidade, além de agilizar os processos internos. Para os pacientes, os benefícios abrangem o acesso a uma plataforma mais intuitiva e segura, e uma otimização do tempo, já que o pré-agendamento de exames se torna mais rápido e prático. Por isso, não deixe de adotar essa solução em seu laboratório!

Deseja obter mais dicas para modernizar e melhorar as suas rotinas laboratoriais? Assine nossa newsletter!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!