• 03 de Dezembro de 2019

 

Fazer a gestão de um laboratório de análises clínicas é um desafio. São várias particularidades e setores que devem ser administrados e um volume grande de dados que precisam estar organizados, seguros e acessíveis. Sem contar que as falhas devem ser evitadas, afinal, é um serviço que trata da saúde das pessoas.

Nesse contexto, torna-se imprescindível centralizar as informações no laboratório, a fim de padronizar os processos e oferecer mais qualidade e segurança aos pacientes.

Quer entender a importância de implementar esse processo e que tipo de tecnologia adotar? Então, confira nosso post e descubra também os benefícios de contar com essa solução.

[rock-convert-cta id=”3063″]

Por que centralizar as informações no laboratório?

A automatização dos processos, através de sistemas de informação, interligando os diferentes setores de um laboratório, permitirá a centralização dos dados, otimizando todo o fluxo de trabalho e proporcionando uma rastreabilidade total das atividades.

Isso porque você garante mais agilidade no acesso a informação e uma comunicação mais eficiente para as equipes e reduz as chances de falhas nos processos. Assim, um sistema de gestão garante a confiabilidade das informações através de um fluxo de processos inteligente, além de garantir mais agilidade em todas as etapas analíticas .

Qual tecnologia auxilia nesse processo?

Para centralizar as informações no laboratório, o recomendado é implantar uma plataforma única de tecnologia, como o Shift LIS, que garante um workflow de atendimento inteligente, desde a chegada do paciente até à disponibilização de resultados e gestão do fluxo de faturamento.

Dessa maneira, você aumentará a produtividade do negócio, eliminando os processos manuais, que demandam mais tempo das equipes e são mais suscetíveis a erros.

Todos os dados gerados pela operação do laboratório podem ser armazenados na nuvem e são facilmente rastreados, agilizando todo o atendimento, desde o pré-agendamento até a entrega dos laudos.

Ademais, com essa plataforma, o gestor consegue acompanhar e medir a performance de todos os setores do laboratório, através de indicadores e relatórios que apoiam a tomada de decisão Assim, pode identificar áreas que precisam melhorar o desempenho, evitando a ocorrência de problemas futuros e consequentes prejuízos.

Quais os benefícios de adotar essa solução?

Quer saber quais as vantagens de automatizar o laboratório, centralizando todas as informações? Acompanhe:

  • melhora da integração entre os setores;
  • redução de erros;
  • fidelização de pacientes e médicos, com a agilidade do atendimento e a eliminação de deslizes;
  • economia de recursos, com a eliminação do uso de papel, por exemplo
  • controle de qualidade na emissão de laudos;
  • integração da plataforma a diversos sistemas, como de hospitais, clínicas e operadoras.

Para oferecer um atendimento de excelência ao público e sair na frente da concorrência, entregando uma boa experiência aos pacientes, é necessário usar a tecnologia a seu favor. A adoção de uma plataforma para centralizar as informações no laboratório aprimorará o fluxo de trabalho, proporcionando que a instituição ofereça serviços com mais agilidade, qualidade e segurança.

Ficou interessado em implementar uma tecnologia de gestão em seu laboratório? Entre em contato com a Shift, referência nesse setor, e conheça as soluções oferecidas!


imagem

Artigos relacionados

7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

Conheça 7 vantagens da automação laboratorial e como aumentar a competitividade e a eficiência operacional dos laboratórios

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!