7 vantagens da automação laboratorial para aumentar a competitividade dos laboratórios

  • 09 de março de 2022

 

A realidade do mercado atual demanda diferenciação dos serviços e produtos oferecidos ao público, além de melhoria contínua da performance do negócio e expansão da operação de forma escalável. Dessa forma, é nítida a necessidade de ganhar agilidade e eficiência, gerando o menor custo possível e mantendo a qualidade e a segurança dos processos.

Quando olhamos para o segmento de medicina diagnóstica e preventiva, o cenário não é diferente – e a automação laboratorial é um dos principais recursos para alcançar melhores resultados diante desse contexto. A automação dos processos laboratoriais envolve modificações sistêmicas em todo o fluxo de trabalho, sempre buscando atingir melhor eficiência operacional.

E é necessário expandir a percepção de que automatizar é apenas tornar algo automático.

Neste conteúdo, abordaremos o conceito de automação aplicado à realidade dos laboratórios, seus motivadores e, principalmente, as principais vantagens de investir em tecnologias que auxiliem nesse processo. Continue a leitura para saber mais!

O que é a automação laboratorial? 

A automação em um laboratório contempla, basicamente, processos operacionais e de gestão. Ela está presente em todas as fases da rotina laboratorial – da pré à pós-analítica – e inclui sistemas de informações, análises de dados, infraestrutura, controle de operações e interoperabilidade.

O nível de maturidade da automação laboratorial dependerá de uma série de fatores culturais da empresa e também do mercado. E, com o avanço da tecnologia e o passar dos anos, cada vez mais é perceptível que os processos dos laboratórios podem ser automatizados, promovendo diversas transformações em todos os áreas do negócio.

Quais desafios a automação laboratorial soluciona?

Antes de entender os benefícios, é importante esclarecer quais os motivos a serem considerados para investir na automação laboratorial.

O cenário é de competitividade em diversos segmentos do mercado, inclusive no de medicina diagnóstica e preventiva. Existe uma demanda elevada e latente por diferenciação de serviços, performance e expansão da operação de forma escalável.

Os laboratórios e centros de medicina diagnóstica e preventiva enfrentam diversos desafios na rotina diária, especialmente em pequenos procedimentos que acabam se tornando obstáculos para o fluxo operacional, dificultando o aumento da produtividade e, consequentemente, do crescimento do negócio.

Conquistar agilidade e eficiência nos processos internos, como no atendimento, também é outro aspecto crucial. A ausência de uma boa gestão de fila, por exemplo, compromete o fluxo de atendimento, gerando lentidão e aumentando as chances de erros cadastrais que prejudicam a qualidade do processo e, futuramente, pode ocasionar em problemas nas fases analítica e pós-analítica.

Outra preocupação constante é o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, o setor de medicina diagnóstica lida com um grande volume de dados sensíveis. Aqui, começamos a falar em automação industrial. Todos esses entraves citados podem ser solucionados e os processos se tornarem mais inteligentes com a automatização dos sistemas.

Conheça as  7 vantagens da automação laboratorial 

#1 Redução de custos

A automação laboratorial permite economizar recursos e ganhar agilidade. Em outras palavras, acaba refletindo em uma maior eficiência operacional que, a longo prazo, trará impactos positivos para o laboratório.

#2 Aumento da produtividade

Automatizar tarefas manuais e repetitivas conduz ao ganho operacional, pois a equipe pode dedicar mais tempo a uma atuação mais estratégica, focando em atividades mais complexas.

#3 Diminuição de retrabalho

A automação laboratorial também contribui para minimizar fatores como cansaço, distração e sobrecarga, que influenciam diretamente na qualidade da entrega e podem aumentar os índices de retrabalho.

#4 Ganhos de qualidade

Com a automação laboratorial, a verificação dos resultados ocorre de forma automática. Com isso, o corpo clínico dedica seu tempo a análises mais precisas e diagnósticos mais específicos, em especial de casos mais complexos.

#5 Escalabilidade

Aumentar a carga de trabalho e suportar o crescimento das unidades laboratoriais e dos centros de medicina diagnóstica e preventiva se torna muito mais rápido e simples se os processos forem automatizados.

#6 Segurança

A automação laboratorial traz segurança sob diferentes aspectos: tanto na minimização de erros, que podem trazer danos à saúde dos pacientes e aumentar os índices de repetições de exames; como também para os colaboradores. Afinal, com a tecnologia, a exposição dos profissionais a práticas que oferecem risco biológico é diminuída consideravelmente.

#7 Experiência do Paciente

Com um cenário marcado por processos mais automáticos e ágeis,  a experiência do paciente só tende a ser mais positiva. A automação laboratorial permite que o profissional invista seu tempo cuidando de quem realmente importa: o paciente. Dessa forma, é possível proporcionar melhores resultados internos e externos, maximizando a confiabilidade, agilidade e segurança dos processos.

Automação Laboratorial com a Shift

 

A Shift preparou um Guia Completo de Automação Laboratorial, descrevendo com mais amplitude todo o cenário, etapas a serem consideradas e o passo a passo para um projeto de automação laboratorial bem-sucedido. Faça o download do conteúdo agora. 


imagem

Artigos relacionados

Como realizar a integração de informações em laboratórios?

Como realizar a integração de informações em laboratórios? 12 de janeiro de 2022   A integração de informações oferece grandes benefícios tanto para os laboratórios quanto para os pacientes, desde que feita da forma certa. Para isso, é preciso escolher ferramentas de qualidade, sempre se atentando às demandas e às particularidades do seu negócio. Há […]

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais

Veja como um software ajuda a gerar resultados laboratoriais 21 de setembro de 2021   Na busca por melhores resultados, muitos laboratórios vêm investindo em tecnologias de ponta e sistemas inovadores que podem ser grandes aliados do negócio, desde que seja feita a escolha das ferramentas adequadas. Um software de gestão integrada para laboratórios é […]

Processo de tomada de decisão: como conduzir no laboratório?

Processo de tomada de decisão: como conduzir no laboratório? 26 de outubro de 2021   Os processos de tomada de decisão nos centros de medicina diagnóstica e preventiva influenciam diretamente a segurança do paciente. A relevância desse aspecto se dá, principalmente, no impacto das decisões sobre os diagnósticos. Por isso, criar condições para decisões mais […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!