Case de sucesso: saiba como a Shift contribui para o LabKosop Medicina Diagnóstica

  • 17 de agosto de 2021

 

Desde 1992, a Shift vem atuando com o objetivo de transformar a rotina e a gestão dos centros de medicina diagnóstica e preventiva do País – e o laboratório LabKosop, parceria firmada há 5 anos, é, sem dúvidas, um case de sucesso da empresa.

Localizado no Paraná, o LabKosop se destaca pelo atendimento laboratorial à Central de Transplantes do Estado. Além disso, a instituição atende a pacientes do Hospital Angelina Caron (SUS) e ao público em geral — particulares e por convênio médico. O laboratório ainda atua 24 horas por dia durante os 7 dias da semana para oferecer um serviço de excelência aos pacientes.

Neste conteúdo, vamos mostrar como a Shift contribui para agilizar os processos e o fluxo de trabalho neste laboratório de medicina diagnóstica. Para isso, fizemos uma entrevista com o Dr. Cesar Paul Kosop, diretor geral do LabKosop, e com Mariana Monfort Barboza Kosop, Diretora Administrativa e de Marketing do laboratório. Acompanhe!

Quando o LabKosop iniciou as atividades e como é a sua atuação?

Em 1983, o doutor Caboracy Kosop fundou o Laboratório Caboracy Kosop junto ao Hospital Angelina Caron. Há pouco tempo, a empresa passou por um processo de rebranding e o nome foi modificado para LabKosop.

“Estamos há 38 anos atendendo ao Hospital Angelina Caron, instituição referência em transplantes e cirurgias bariátricas no país. Recentemente, expandimos nossa operação para atendermos a clientes corporativos, como clínicas de repouso, de dependentes químicos e empresas”, destaca Dr. Cesar Kosop.

O LabKosop oferece mais de 1.100 exames e se preocupa com a comodidade de seus pacientes. Por essa razão, também realiza a coleta móvel — um atendimento especializado para pessoas com dificuldade de locomoção, pacientes acamados e empresas.

O laboratório conta com um time comercial e de marketing bem estruturado e busca ser fonte de soluções diagnósticas para o mercado. Segundo Mariana, o objetivo é muito maior do que fazer exames: é buscar entender as necessidades do público e ajudar a resolvê-las.

Como é o relacionamento entre o LabKosop e a Shift?

Há 5 anos, o LabKosop consolidou uma parceria com a Shift passando a utilizar a plataforma da empresa em todas as operações do laboratório. Segundo Mariana, o trabalho da Shift é essencial para a rotina do trabalho.

“Desde que migramos nosso software de gestão para a Shift, podemos dizer que foi uma mudança radical, pois proporcionou um melhor controle de todos os processos do laboratório e nos permitiu o uso dos indicadores de desempenho em todas as áreas da empresa – e, hoje, os dados são o novo petróleo”, ressalta Mariana.

Qual era a principal necessidade do laboratório ao procurar a Shift?

O que levou o LabKosop a procurar a Shift foi a urgência de encontrar um LIS — sistema de informação laboratorial — que suprisse as necessidades na área de tecnologia da empresa e possibilitasse ao laboratório ter um maior controle dos processos. Mariana detalha, por exemplo, a necessidade de interfaceamento dos equipamentos e integração com outros sistemas.

“Não tínhamos controle de estoque nem controle das operações financeiras via sistema, pois era tudo manual e a Shift nos trouxe uma visão inovadora de gestão, possibilitando iniciar uma nova era nas nossas operações, voltada para controle por meio de dados e indicadores”, enfatizam os entrevistados.

Por que o LabKosop escolheu a Shift?

O LabKosop escolheu trabalhar com a tecnologia da Shift, pois, de acordo com Mariana e Dr. César, foi a empresa que apresentou a solução mais completa face às necessidades do laboratório.

Isso porque a instituição passou a contar com a interface de todos os equipamentos com o LIS. Dessa maneira, automatizou os processos relativos a controle financeiro, contas a pagar, faturamento e estoque. Ainda, passou a ter relatórios de gestão, além de indicadores de tempo e produtividade de todos os setores do laboratório. Segundo Dr. Cesar, a implementação das soluções Shift foi um marco para o laboratório.

“A evolução e o crescimento são constantes com esses 5 anos de parceria. E sentimos que podemos continuar evoluindo na usabilidade da ferramenta. Portanto, há muito o que aprender e pôr em prática, mas, sem dúvidas, a presença da Shift no nosso dia a dia nos traz mais clareza e maior controle dos processos de gestão laboratorial”, afirma Dr. Cesar.

De que maneira a tecnologia auxilia nas rotinas do laboratório?

Ao adotar as soluções da Shift, o LabKosop passou a ter diversos benefícios. A tecnologia trouxe a otimização de processos, de modo a evitar retrabalhos e aumentar a produtividade.

“A tecnologia também garante a segurança nos resultados dos exames e um maior controle sobre as finanças do laboratório. Ainda há muito o que desenvolver em parceria com a Shift e temos muito orgulho de usarmos o melhor LIS do mercado”, finalizam Mariana e Dr. Cesar.

Para Vinícius Pradella, gerente Comercial e Marketing na Shift, podemos perceber a evolução e a importância crescente do papel da tecnologia no mercado de saúde, além do seu diferencial estratégico para o segmento. “As soluções e ferramentas tecnológicas, aliadas a um know-how e entrega de serviços de qualidade pelos fornecedores de tecnologia, têm trazido maior competividade e melhor gestão para os centros de diagnóstico, contribuindo para a sustentabilidade empresarial e impulsionando o seu crescimento com o apoio à gestão, qualidade, experiência do paciente e eficiência operacional”, destaca.

Ao acompanhar o case de sucesso do Laboratório Caboracy Kosop (LabKosop), é possível entender as mudanças positivas que as soluções da Shift proporcionam para as organizações desse segmento. Isso porque a empresa é destaque no mercado ao oferecer uma tecnologia completa e que atende às principais necessidades dos centros de diagnósticos.

Gostou de conferir este post? Quer aproveitar todos os benefícios oferecidos pelas soluções da Shift? Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os diferenciais da nossa tecnologia!


imagem

Artigos relacionados

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Entenda como foi o trabalho do time de Consultoria da Shift no Laboratório Evangélico. Após o apoio, a instituição aumentou o índice de adesão à RDC 786/23 e passou pela fiscalização da VISA sem nenhum apontamento de não conformidade. As fiscalizações da Vigilância Sanitária são uma situação bastante temida e complexa para muitos laboratórios. Isso […]

Flow Diagnósticos tem redução do TAT em cerca de 20% com Shift

O apoio do time de assessoria da Shift, combinado à tecnologia da Plataforma Shift foi essencial para a transformação digital do Flow Diagnósticos e a redução do TAT da instituição. Confira neste conteúdo como foi o processo! Fazer a gestão de uma operação específica e complexa de forma totalmente manual é um grande desafio. Para […]

Laboratório Samuel Pessoa fortalece gestão de indicadores de desempenho com integração entre Controllab e Shift

O projeto foi conduzido pela área de serviços da Shift com foco na Metricare – evolução da experiência do PBIL – da Controllab. O acompanhamento dos indicadores de desempenho é indispensável para centros de medicina diagnóstica e laboratórios. É através da gestão dessas métricas que é possível identificar se a performance dos processos está conforme […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!