Com base no diagnóstico realizado pela equipe Shift, o laboratório Dr. Pio, que fica na região Sul do país, conseguiu otimizar o processo de implantação da norma.

Desde o início de agosto está em vigor a resolução RDC 786/2023. Os laboratórios têm até o dia 06 de novembro de 2023 para se adequarem a todos os requisitos da nova Legislação. Dentro desse contexto, o Laboratório Dr. Pio, localizado em Santana do Livramento (RS), município que fica na divisa com o Uruguai, contou com o apoio do time de Consultoria da Shift, empresa brasileira de tecnologia da informação para medicina diagnóstica e preventiva, para adequar-se à essa nova realidade.

A instituição, que realiza atendimentos tanto para brasileiros como uruguaios, é responsável por cerca de 51 mil atendimentos ao ano. Cliente Shift desde 2021, a plataforma tecnológica suporta a realização de exames e liberação de laudos em português e espanhol.

Segundo a Dra. Adriana Simões Pires Martins, Diretora do Laboratório, as probabilidades de mudança que a nova legislação traria e seus impactos financeiros e institucionais foram as principais preocupações nesse cenário, o que a motivou a busca pela Consultoria Shift. “O principal desafio que temos enfrentado está sendo inovar, mudar alguns paradigmas, ter mais agilidade e oferecer aos clientes comodidade e segurança, valorizando o laboratório clínico”, explica.

Para apoiar o laboratório, a Shift aplicou uma metodologia exclusiva, desenvolvida por seus especialistas. A Calculadora Shift de Aderência à nova RDC 786/2023 proporciona o entendimento do contexto do laboratório comparado aos requisitos da nova legislação. Com base no diagnóstico realizado através da Calculadora Shift, o time de Consultoria traçou ações de adequação à norma que foram além das soluções Shift.

“Normalmente, os laboratórios, no momento de um trabalho como esse, sinalizam muitas não conformidades com relação à infraestrutura e esquecem da parte de processos. Porém, quando mergulhamos nesse universo, é possível realizar diversas melhorias que não só ajudam na adequação à legislação como trazem outros benefícios importantes. É o nosso papel como parceiro estratégico ir além da tecnologia, contribuindo para o conhecimento e agregando valor junto ao cliente”, ressalta Giani Ribeiro, Consultora de Serviços da Shift.

Somado ao diagnóstico da norma, melhorias em processos já definidos pelo laboratório também foram implantadas durante a assessoria junto ao cliente. Diversos processos no Laboratório eram realizados de forma manual e puderam ser automatizados – para o registro de uma não conformidade, por exemplo, era necessário encaminhar um e-mail ou preencher uma planilha.

“Hoje, todo esse cenário está automatizado. As não conformidades são registradas de maneira prática e rápida e todos têm acesso a elas, seja na área de atendimento, faturamento e área técnica. Desta forma, foi possível aumentar a segurança nos processos”, sinaliza Keren Hapuc, analista de Serviços Shift que esteve à frente das execuções das ações junto ao laboratório.

A consultoria contribuiu ainda para a rastreabilidade e confiabilidade do processo. Entre as melhorias implementadas está a configuração do transporte de amostras via malote, possibilitando o acompanhamento da temperatura das amostras durante processo de transporte, atendendo à RDC 504 e à RDC 786/2023.

A experiência do paciente, também pôde ser aprimorada após ações de melhoria estruturadas com a utilização do Shift Filas. Assessoria consultiva e personalizada com visão de processo somada a uma maior adoção da solução Shift contribuíram para uma maior rastreabilidade em todo o processo de coleta do paciente, contribuindo melhorias significativas na redução do TAT.

“Com a Shift, tivemos uma melhoria dos nossos processos de atendimento e coleta, rastreabilidade, agilidade para o cliente com a liberação automática e facilidade de acesso aos resultados. O sistema é muito seguro, completo, ágil e traz tranquilidade. A interface com os equipamentos funciona muito bem, assim como com os laboratórios de apoio, o que nos traz muita segurança”, enfatiza a diretora do laboratório, que ressalta ainda: “Esperamos contar sempre com esta parceria para impulsionar nosso negócio e nos apoiar”.


imagem

Artigos relacionados

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Entenda como foi o trabalho do time de Consultoria da Shift no Laboratório Evangélico. Após o apoio, a instituição aumentou o índice de adesão à RDC 786/23 e passou pela fiscalização da VISA sem nenhum apontamento de não conformidade. As fiscalizações da Vigilância Sanitária são uma situação bastante temida e complexa para muitos laboratórios. Isso […]

Flow Diagnósticos tem redução do TAT em cerca de 20% com Shift

O apoio do time de assessoria da Shift, combinado à tecnologia da Plataforma Shift foi essencial para a transformação digital do Flow Diagnósticos e a redução do TAT da instituição. Confira neste conteúdo como foi o processo! Fazer a gestão de uma operação específica e complexa de forma totalmente manual é um grande desafio. Para […]

Laboratório Samuel Pessoa fortalece gestão de indicadores de desempenho com integração entre Controllab e Shift

O projeto foi conduzido pela área de serviços da Shift com foco na Metricare – evolução da experiência do PBIL – da Controllab. O acompanhamento dos indicadores de desempenho é indispensável para centros de medicina diagnóstica e laboratórios. É através da gestão dessas métricas que é possível identificar se a performance dos processos está conforme […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!