Case de sucesso: por que a Shift é uma importante parceira do Laboratório São Lucas?

  • 14 de setembro de 2021

 

A tecnologia na área da saúde está em constante evolução, agilizando processos e entregando um serviço de mais qualidade e comodidade aos pacientes. Essa tecnologia pode ser aplicada pelos laboratórios, por exemplo, para automatizar todos os setores do negócio, o que contribui para uma melhor gestão estratégica, como fez o Laboratório São Lucas, de Barbacena/Minas Gerais.

Para isso, o laboratório escolheu um parceiro estratégico: a Shift que, desde 1992, é referência em inovação no ramo laboratorial na América Latina. Além de desenvolver tecnologias pensadas para as principais necessidades desse segmento, a empresa também se destaca no relacionamento e serviços prestados aos seus clientes.

Quer conhecer mais detalhes do case de sucesso da Shift com o laboratório mineiro? Acompanhe a entrevista que fizemos com Gabriela Terra Rodrigues, diretora administrativa do Laboratório São Lucas, de Barbacena/MG.

Como é a atuação do Laboratório São Lucas?

O Laboratório São Lucas está no setor de medicina diagnóstica há mais de 29 anos. É uma empresa de saúde que se destaca pela excelência do atendimento, investimento na inovação de processos e equipe altamente qualificada. Além disso, o laboratório é certificado ISO há mais de 10 anos e ONA há 3 anos.

Sua atuação é direcionada para:

  • Análises clínicas humanas;
  • Análises clínicas animal;
  • Citopatologia;
  • Anatomia patológica;
  • Imunização;
  • Medicina do trabalho;
  • Exame toxicológico para motoristas.
  • Biologia Molecular

Além disso, o laboratório tem grande preocupação com a comodidade de seus pacientes. Por isso, oferece a coleta e vacinação domiciliar e empresarial.

Outro diferencial é a possibilidade de o público fazer o pré-atendimento no formato digital por meio do Shift Onlife. Desse modo, o laboratório agiliza o registro de dados essenciais antes da coleta de materiais e/ou vacina. É mais uma medida pensada no conforto e praticidade dos seus pacientes.

Assim, com toda essa gama de serviços, o laboratório se tornou referência em sua região de atuação. Prova disso são as 5 unidades de atendimento em Barbacena e região. Destaque para a Unidade PLUS, inaugurada em 2018, construída em um espaço de 240m² com espaço kids, salas de coleta privativas e individuais, espaço personalizados, sala de vacinas e o usa tecnologias como óculos de realidade virtual, abelhinha BUZZY e visualizador de veias Greiner Bio-One AV400.

Como se deu a decisão pela parceria com a Shift?

Como é possível perceber, o Laboratório São Lucas de Barbacena está em constante aprimoramento, buscando oferecer o melhor a seus pacientes. Entre suas principais ações está em manter-se atualizado quanto às tecnologias que podem melhorar a gestão e o atendimento no setor.

Dessa forma, ao longo de sua trajetória, a parceria com a Shift surgiu de um movimento natural. “Conhecemos a Shift em congressos e a decisão de adesão aos produtos oferecidos ocorreu pela variedade de setores que poderiam ser informatizados. A partir disso, poderíamos fazer uma melhor gestão do nosso negócio”, conta Gabriela.

“Vale destacar a assistência e o atendimento impecável da equipe do suporte da Shift“, ressalta Gabriela.

Segundo a diretora administrativa do laboratório, a relação do São Lucas com a Shift foi ficando mais fidelizada a cada ano. Isso porque a adesão às soluções da empresa foi gradual: aprimoraram a usabilidade dos sistemas e foram incorporando novos módulos ao longo do tempo, otimizando a utilização e resultados gerados.

Como as soluções da Shift ajudaram nos desafios do Laboratório São Lucas?

Com as soluções da Shift, o Laboratório São Lucas otimizou seus processos e aperfeiçoou sua gestão. O uso da tecnologia se mostrou importante em diversos aspectos, mas especialmente para manutenção das certificações ISO 9001/2015 e ONA.

“Tanto a conquista quanto a manutenção de nossas certificações deu-se pelo esforço da equipe, mas se não tivéssemos feito a parceria com a Shift, não contaríamos com todos os recursos que temos hoje à nossa disposição, como o Shift Controller, voltado para a gestão administrativa do laboratório; o Shift LIS, que suporta toda operação e gestão do laboratório, anatomia patológica e vacinas e, mais recentemente, com o Shift BI, que trará inteligência para nossa análise de indicadores. Logo, sem essas tecnologias, seria muito mais difícil atender a todos os resultados pretendidos em auditorias”, esclarece Gabriela.

O Shift BI (Business Intelligence) é uma tecnologia que faz a transformação de dados do laboratório em informações estratégicas, contribuindo para a análise de indicadores. Portanto, permite que os gestores tenham um conhecimento mais aprofundado sobre seu negócio. Isso porque a solução disponibiliza indicadores, relatórios e gráficos que permitem identificar falhas em processos e fazer melhorias contínuas no laboratório.

Com a implantação desses recursos tecnológicos, Gabriela destaca que o laboratório conseguiu um crescimento mais acelerado e sustentável, especialmente com a união do LIS, Controller e agora com o BI. “São soluções que oferecem uma visão ampliada do nosso negócio e isso facilita a tomada de decisões estratégicas”, compartilha a diretora administrativa.

Como as soluções da Shift podem ajudar no mercado de saúde no futuro?

O mercado de saúde se transformou de maneira rápida nos últimos anos por conta de uma série de fatores, como o desenvolvimento da tecnologia do setor, o novo comportamento dos pacientes e a integração de toda cadeia do segmento. Os sistemas, como os da Shift, agregam valor aos serviços prestados no segmento laboratorial e proporcionam uma experiência diferenciada aos pacientes. É necessário frisar que a saúde do futuro se apresenta cada vez mais digital, mas também humanizada.

“O futuro do Laboratório São Lucas é ser empresa digital sem perder o foco a experiência do paciente. Dessa forma, atenção, carinho e cuidado também podem ser sentidos de forma eletrônica e nosso maior foco é atender e entender as expectativas dos nossos clientes”, diz Gabriela.

Nesse sentido, as inovações da Shift se tornam cada vez mais necessárias para as instituições que pretendem crescer no mercado, entre elas, seu aplicativo Onlife. “Acredito que o app da Shift será a ferramenta do futuro mais rápida e eficaz para a comunicação entre paciente e laboratório”, ressalta Gabriela.

A diretora administrativa do Laboratório São Lucas comenta ainda sobre as lições que o isolamento social, causado pela Covid-19, trouxeram para as empresas de saúde. “Acredito que, com a pandemia, os laboratórios precisaram entrar de maneira mais rápida no mundo digital”, enfatiza Gabriela.

O segmento laboratorial tem muito a ganhar com as inovações tecnológicas da área. O Laboratório São Lucas possui essa visão voltada para o futuro e, por isso, a parceria com a Shift faz tanto sentido: implementou os recursos digitais que melhoram a gestão, qualidade, experiência do paciente e eficiência operacional do laboratório.

Se você quer que seu laboratório também cresça e desponte no mercado, precisa conhecer as soluções da Shift. Converse com nossa equipe e fique por dentro dos diferenciais das nossas tecnologias.


imagem

Artigos relacionados

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Entenda como foi o trabalho do time de Consultoria da Shift no Laboratório Evangélico. Após o apoio, a instituição aumentou o índice de adesão à RDC 786/23 e passou pela fiscalização da VISA sem nenhum apontamento de não conformidade. As fiscalizações da Vigilância Sanitária são uma situação bastante temida e complexa para muitos laboratórios. Isso […]

Flow Diagnósticos tem redução do TAT em cerca de 20% com Shift

O apoio do time de assessoria da Shift, combinado à tecnologia da Plataforma Shift foi essencial para a transformação digital do Flow Diagnósticos e a redução do TAT da instituição. Confira neste conteúdo como foi o processo! Fazer a gestão de uma operação específica e complexa de forma totalmente manual é um grande desafio. Para […]

Laboratório Samuel Pessoa fortalece gestão de indicadores de desempenho com integração entre Controllab e Shift

O projeto foi conduzido pela área de serviços da Shift com foco na Metricare – evolução da experiência do PBIL – da Controllab. O acompanhamento dos indicadores de desempenho é indispensável para centros de medicina diagnóstica e laboratórios. É através da gestão dessas métricas que é possível identificar se a performance dos processos está conforme […]

imagem

Destaques

Controle de Qualidade Interno no contexto da RDC 786/23

Índice de adesão à RDC 786/23 cresce após consultoria da Shift

Gestão de riscos em laboratórios e a RDC 786/23

imagem

Assine a nossa newsletter?

Quer ficar por dentro das novidades sobre soluções em tecnologia para saúde? Cadastre-se na News da Shift e atualize-se periodicamente na caixa de entrada do seu e-mail.

Acompanhe a Shift nas redes sociais!