• 28 de Janeiro de 2020

 

A tecnologia viabiliza mais velocidade, autonomia e capilaridade para as organizações. É importante que as empresas estejam tecnologicamente presentes no mercado para que se destaquem. Junto a este fato, é preciso estar ciente de que vivemos na era dos dados e dos aplicativos, que são grande aliados dos laboratórios de análises clínicas.

Para as empresas, a tecnologia e os dados permitem a análise do desempenho e a tomada de decisões mais acertadas. Para o paciente, a tecnologia, através de aplicativos por exemplo, significam mobilidade e autonomia – uma relação “ganha-ganha”, onde as informações sobre a saúde estão na palma da mão.

Neste artigo, você conhecerá o aplicativo Onlife, desenvolvido pela Shift, e entenderá como ele está melhorando o fluxo de pacientes e agilizando outras demandas do laboratório Pretti, cliente da Shift desde 2012.

Para saber mais sobre o Laboratório Pretti e sobre sua parceria com o Onlife, continue a leitura!

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Conheça o laboratório Pretti

O laboratório Pretti atua há 55 anos do Espírito Santo, onde é referência na sua área de atuação. Sua história começou com as primeiras unidades localizadas no centro de Vitória. Com o crescimento da empresa, o laboratório se expandiu para outros municípios da Grande Vitória e hoje sua matriz está estrategicamente localizada na cidade de Vila Velha. O laboratório tem 23 unidades nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari.

O Pretti oferece a segurança de um laboratório consolidado no mercado, que busca sempre por inovação.

Podemos destacar como diferencial a estrutura moderna do Laboratório e serviços como o canal de comunicação do médico assistente com corpo clínico, formado por Médicos, Bioquímicos e Biomédicos, possibilitando o acompanhamento dos pacientes, contribuindo para um tratamento mais acertado.

O Laboratório Pretti investe continuamente em qualidade e no aprimoramento do seu negócio. Participa do Programa de Excelência para Laboratórios Médicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O Laboratório também é certificado pela ISO 9001:2015 e acreditado com Excelência pela ONA.

Saiba o que é o aplicativo Onlife

O Onlife é o aplicativo da Shift que foi desenvolvido para proporcionar uma melhor experiência do paciente durante toda sua jornada no laboratório, do pré-agendamento de exames à consulta de resultados, conectando o paciente em tempo real com o laboratório. Assim, cria maior fluidez de atendimento para laboratórios e, consequentemente, aumenta a satisfação de clientes diante do atendimento prestado.

Entenda como essa tecnologia está otimizando a rotina de trabalho no Laboratório Pretti.

Pré-agendamento online

Como é comum aos laboratórios de análises clínicas, há um fluxo maior de pacientes no período da manhã, das 6h30 às 10h30, criando uma demanda maior de funcionários nesse período. No entanto, após esse horário de pico, os funcionários ficam mais ociosos.

De acordo com a administradora do laboratório Pretti, Lucineia Macedo, o Onlife está ajudando a empresa a encontrar soluções de gestão. Segundo ela, o aplicativo dilui o fluxo de pacientes ao longo do dia, pois além de permitir o pré-agendamento remoto, o Onlife verifica quais são os exames que o paciente realizará. Assim, é possível antecipar orientações como:

  • tempo ideal de jejum;
  • possibilidade de realização do exame pela manhã ou tarde;
  • preparações necessárias para cada tipo de exame — se é necessário interrupção nas atividades físicas, ingestão de água e medicamentos, entre outras.

Hoje, conseguimos fazer mais de 40 agendamentos em um dia, somente com o Onlife. Essa ideia prévia da demanda era algo que nós não tínhamos. Os clientes também passaram a se organizar para agendar os exames previamente graças à facilidade do aplicativo. Na recepção já vemos um outro clima. Antes o cliente chegava e ficava inquieto.

A funcionalidade permite que o laboratório direcione os pacientes que não necessitam de jejum para o horário em que o fluxo de pacientes é tendencialmente menor. Lucineia destaca que o laboratório passou a alcançar números positivos após a adoção do Onlife.

Entrega dos resultados

Com o Onlife, os clientes têm acesso aos resultados dos exames pelo aplicativo. Dessa forma, o laboratório reduz custos com papel e impressão, além de ser uma solução que contribui com a preservação do meio ambiente e autonomia do paciente.

A administradora do Laboratório Pretti destaca que esse também era um problema enfrentado pelo grupo. “Os clientes comparecem muito às unidades para imprimir os resultados. Além disso, perdem com muita facilidade a senha de acesso ao site. Então, no dia da entrega do resultado, ligam para o call center, ocasionando um congestionamento no atendimento telefônico.”

Segundo Lucineia, com o Onlife, o fluxo de ligações para o call center do Laboratório diminuiu. “A cada resultado pronto, enviamos o link para o cliente, para que não precise acessar o site, instruindo para que baixe o app e acesse o resultado”, complementa.

Aposta em inovação e tecnologia

Outra vantagem que o Onlife oferece é a mudança de como o cliente percebe a imagem do Laboratório. “Conseguimos agregar uma imagem moderna aliando uma nova tecnologia a serviço do cliente. Temos o certificado de qualidade ISO, ONA 3 e ganhamos o GPTW no ano passado, mas ainda divulgávamos pouco inovação e tecnologia. Então, para a marca, era importante fazer essa inclusão digital dos clientes: agora o Pretti tem aplicativo”, aponta Lucineia Macedo.

Veja como ocorre a parceria entre Pretti e Shift

O laboratório Pretti é cliente da Shift desde 2012. A primeira aposta foi no sistema operacional. “Em 2016, quando já tínhamos o Shift Controller, fizemos a migração para a plataforma Shift LIS e passamos a ter uma plataforma 100% web, que trouxe também o Shift B.I. e maior inteligência de negócio para a gestão”, comenta a administradora do laboratório Pretti.

Lucineia relata que o Pretti participou da concepção do aplicativo Onlife antes mesmo de seu desenvolvimento. “Após apresentar a proposta e receber sua aprovação, a Shift informava ao laboratório quais seriam os passos e como eles ocorreriam”, complementa.

Ela ainda garante que a equipe do laboratório Pretti está satisfeita com o desempenho do Onlife e que os colaboradores estão empenhados na divulgação e utilização da tecnologia desenvolvida pela Shift.

A equipe oferece o aplicativo para o cliente com a confiança de que o aplicativo funciona, é uma boa ferramenta e vai agilizar o atendimento. Isso trouxe um grande resultado. Mas o cliente não vai conhecer o aplicativo apenas por ele existir. É preciso apontar como baixar, como fazer e quais são as suas facilidades.

O laboratório Pretti utiliza o Onlife há quatro meses. Com 30 dias de uso, cerca de mil pessoas baixaram o aplicativo. Com cerca de quatro meses, já eram mais de 3 mil usuários.

“Sabemos que não é fácil convencer o cliente a baixar mais um aplicativo no celular, essa é a realidade. Porém, temos uma missão de vender a saúde do cliente na palma da mão. Se for preciso, é melhor desinstalar um aplicativo de compra do que o de saúde. Essa é a nossa missão”, finaliza a administradora do laboratório Pretti, Lucineia Macedo.

Você pôde ver os motivos pelos quais a parceria entre Onlife e Pretti está sendo um sucesso e promete ser um relacionamento duradouro! Neste artigo, você conheceu o laboratório Pretti, entendeu quais são os valores agregados do aplicativo Onlife e como o grupo Capixaba está se beneficiando dessa solução desenvolvida pela Shift.

Se você gostou deste conteúdo sobre o aplicativo Onlife e quer saber mais sobre essa solução, entre em contato conosco!


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